domingo, 8 de dezembro de 2013

Festival de Curtas de Direitos Humanos acontece em SP

De 9 a 13 de dezembro acontece em 40 pontos de cultura e educação da cidade de São Paulo a 6° edição do Entretodos – Festival de Curtas de Direitos Humanos , o evento faz parte da programacao do “Cidadania nas Ruas”, realizado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo.


  Cena do Curta Still - Logo ali ao Sul
Cena do Curta Still - Logo ali ao Sul (300x169)

Com o tema Emergência, uma referencia à Teoria da Emergência, onde os movimentos de mudança de paradigma são conduzidos pelas massas, o Entretodos pretende promover o cinema independente, além de dar espaço às questões relevantes da sociedade e da pessoa.

Os curtas estão divididos nos programas temáticos “Descobertas”, “O Outro”, “Meu Lugar”, “Afetos” e “Ruas”. Com curadoria de Manuela Sobral e Jorge Grinspum, a sexta edição do Festival, que é gratuito, ainda contará com debates, palestras e oficinas e uma Mostra Infantil.

O Júri, formado por Paulo César Teles, chefe do Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação do Instituto de Artes da Unicamp, Marciel Consani, professor e pesquisador da USP, Marcelo Machado, cineasta, Michael Warmhan, diretor e roteirista, Rafael Carvalho, diretor de programação do Departamento de Expansão Cultural da Secretaria Municipal de Cultura, Tata Amaral, cineasta, Francisco César Filho, cineasta e curador do Cine Direitos Humanos da SMDHC, e Rogério Sottili, secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, vai selecionar eleger o melhor Curta-Metragem (Prêmio do Júri Oficial); Visão Social; Melhor Roteiro; Melhor Curta-Metragem Educativo; e Melhor Curta-Metragem (Prêmio do Público).

O Festival também exibe no dia 12 de Janeiro às 20h no Cine Matilha Cultural o longa-metragem "Avanti Popolo" de Michael Warmann e logo após o curta"O momento certo" de Sergio Gambier. Vencedor de Melhor Filme no Festival Internacional de Cinema de Roma (2012) e de Melhor diretor e Premio da Critica em Brasília (2013), “Avanti Popolo" gira em torno de André, um homem que resgata imagens em Super-8 captadas na ditadura dos anos 1970 para tentar reavivar a memória do seu pai.

Todo o ano o evento chama artistas diferentes para confeccionar os troféus entregues aos premiados. Em 2013, o artista escolhido para foi o arte-educador e agente marginal, Everaldo Costa. Os troféus que serão entregues aos premiados foram confeccionados em oficinas com jovens do bairro do Grajaú, zona sul da cidade de São Paulo. O artista utiliza a escultura com foco no meio ambiente, ele faz uso de materiais descartados como madeira, papel, plástico, ferro, entre outros, na construção das obras.

O evento, que visa descentralizar a informação e privilegiar o debate e reflexão sobre as questões relacionadas aos Direitos Humanos realizará a cerimônia de premiação a no dia 13 de dezembro, a partir das 16h, no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes.

O Festival de curtas metragens de Direitos Humanos é organizado pela Coordenação de Educação em Direitos Humanos da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, com apoio das Secretarias Municipais de Cultura, Educação e Coordenação das Subprefeituras, Os locais de exibição do 6º Festival Entretodos poderão ser consultados no site www.entretodos.com.br.

Serviço:

Festival de curtas de Direitos Humanos
Quando: 09 a 13/12 em 40 espaços culturais de São Paulo
Classificação indicatica: de livre a 16 anos

Fonte: ATTI Comunicação e Ideias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Noticias recentes

Slide de noticias