terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Carnaval terá observatório da discriminação racial

carnaval-olinda
A próxima sexta-feira abre oficialmente o carnaval no estado com um lançamento que promete consolidar, de fato, a festa como democrática em Pernambuco. Carnaval com Direitos Humanos. Eis uma das principais ações do governo para o enfrentamento às discriminações raciais ocorridas durante os dias de folia. O "Observatório da Discriminação Racial no Carnaval" será lançado em parceria com as Secretarias de Defesa Social e Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Comitê de Promoção da Igualdade Racial e Prefeitura de Olinda.

O secretário de Defesa Social de Pernambuco, Alessandro Carvalho, recebeu o secretário executivo de Promoção da Igualdade Racial, Jorge Arruda, acompanhado de Rildo Veras, assessor Especial para Diversidade, para fomentar a campanha "Observatório da Discriminação Racial no Carnaval".
Desde 2009, o CEPIR vem realizando esse trabalho junto com a SEDSDH. A atuação vem sendo desenvolvida nas grandes agremiações, com os foliões e nas demais atividades realizadas nas festividades de momo. Serão ações cotidiana, como campanhas, observação e acolhimento de denúncias de tráfico de pessoas negras no carnaval, violências veladas, intolerâncias religiosas (contra Maracatu e Afoxés).
Estatísticas
Em 2013, foram registradas mais 100 denúncias de abuso de poder, intolerância religiosa, discriminação racial e violências simbólicas, ocorridas em quase todos os polos de animação. Para Jorge Arruda, secretário executivo do CEPIR, é de extrema importância que a população se empenhem nesta ação, pois a festividade é um momento em que todos deveriam se confraternizar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Noticias recentes

Slide de noticias